quinta-feira, 30 de outubro de 2008

SALMONELOSE - REINO MONERA

A Salmonelose é uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Salmonella enterica. Causa diarréia intensa e outros sintomas abdominais.Bactérias do gênero Salmonella foram primeiramente descritas por Eberth em 1880 e cultivadas por Gaffkey em 1884. Essas bactérias são bacilos Gram-negativos, móveis e anaeróbios facultativos, pertencentes à família Enterobacteriaceae. Têm altos níveis de metabolismo em comparação com outras bactérias.

A enterite (inflamação da mucosa intestinal) inicia-se após 6 a 48 horas após a ingestão da comida contaminada. Surgem abruptamente sintomas como vômitos, náuseas violentas, e diarréia profusa sem sangue, assim como febre, dor abdominal forte e dores de cabeça, que persistem durante dois a sete dias. Geralmente não há complicações e a resolução é completa.

Uma complicação rara é a septicemia (infecção do sangue), que é uma emergência médica que pode resultar em osteomielite, endocardite e artrite. Nestes casos são usados antibióticos.

A Salmonella enterica produz uma enterotoxina. É resistente à passagem no estômago, produzindo enzimas que a protegem da acidez e das proteases. Ela invade localmente a mucosa intestinal através da endocitose por células M. É resistente à digestão dentro de fagócitos.

Nenhum comentário: