21 / 10 / 2008
O grande desafio da biodiversidade é ser tratada como tema central na sociedade e na economia. A busca da transversalidade é, portanto, a síntese do exposto pela secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey de Brito, e pelo diretor de Departamento de Conservação da Biodiversidade, Bráulio Dias, na abertura nesta segunda-feira (20) do workshop de Lançamento do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade (Probio II).
Com ações previstas para os próximos seis anos, o Probio II tem como objetivos promover ações de conservação e uso sustentável da biodiversidade nas principais estratégias de planejamento e práticas dos setores público e privado em nível nacional, além de consolidar e fortalecer a capacidade institucional para produzir e disseminar informações e conceitos relevantes sobre a biodiversidade.
Para tanto, contará com o apoio de parceiros como Embrapa, Fiocruz, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio, Banco Mundial e Caixa Econômica Federal para impulsionar a transversalidade do tema biodiversidade nos diversos setores produtivos brasileiros.
Durante a abertura foram apresentados resultados do Probio I, como o monitoramento de ecossistemas (recifes de corais e remanescentes dos biomas brasileiros) e a definição de áreas prioritárias para conservação, uso sustentável e repartição de benefícios, que subsidiam outras políticas públicas como o licenciamento ambiental e a criação de áreas protegidas. Também foram apresentados outros resultados como o apoio a inventários sobre a biodiversidade e a sistematização do conhecimento acerca da biodiversidade, que até então encontrava-se principalmente em inglês.
O encontro continua nesta terça-feira (21) na 505 Norte e na quarta-feira (22) no Cenaflor - Edifício sede do Ibama, em Brasília, com apresentações dos parceiros e suas ações previstas para o Projeto. (Fonte: MMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário