quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Loja do Mc Donald´s na Holanda usa spray de DNA para marcar assaltantes

Preocupados com a onda de assaltos ocorrendo na cidade de Roterdam (o último foi há apenas alguns anos), os administradores de uma loja do Mc Donald´s na cidade portuária da Holanda resolveram pedir ajuda para a polícia. A força policial não demorou em apontar uma solução: um spray de DNA sintético que “marca” o bandido.


O spray é ativado durante o assalto pelo funcionário. Nesse momento uma nuvem quase imperceptível cobre tudo à sua volta, bandido incluso, ao mesmo tempo em que um alerta é enviado para a central da polícia. Uma vez coberto com o DNA,o gatuno pode ser apanhado com a ajuda de luzes ultravioleta. A “marca” carrega inclusive informações sobre a loja assaltada, para que não restem dúvidas.


A eficiência do produto, no entanto, ainda precisa ser provada. Nenhum assalto foi registrado na loja. O mesmo não pode ser dito de alarmes falsos causados por funcionários desatentos. É que o código que libera o alarme consiste em retirar uma nota de 10 euros presa a um clipe metálico de dentro da caixa registradora.
(Fonte: Carvalho, L. in Folha de São Paulo, 2010)

Nenhum comentário: