sábado, 9 de junho de 2012

Aranhas vampiras identificam vítimas pelas antenas, diz estudo


ma espécie de aranha-saltadora (Evarcha culicivora), conhecida como aranha vampira, identifica uma de suas principais presas pelas antenas, segundo estudo da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia. A pesquisa foi publicada nessa semana na revista científica “The Journal of Experimental Biology”.
Segundo os pesquisadores, a dieta do aracnídeo é baseada em insetos, principalmente por fêmeas do mosquito do gênero Anopheles, que se alimentam de sangue. Essas fêmeas, quando bem alimentadas, ficam com o abdômen vermelho. Já o macho Anopheles se diferencia da fêmea por ter uma antena mais chamativa. A partir dessas características, a aranha decide onde e quem quer caçar.
Jackson, da Universidade de Canterbury, chegou a essa conclusão depois de criar mosquitos híbridos com partes de mosquitos dos gêneros Anopheles e Culex, coletados no Centro Internacional de Fisiologia dos Insetos e Ecologia, no Quênia.
Ao juntarem a cabeça e o tórax de um inseto com o abdômen de outro, o grupo conseguiu produzir um mosquito ‘Frankenstein’ com a barriga avermelhada da fêmea e a antena do macho e vice-versa. A partir daí, testaram a preferência das aranhas.
Entre todas as combinações possíveis, as aranhas vampiras preferiram o híbrido com a antena feminina, embora ambos se alimentassem de sangue. Testes com simulações animadas também mostraram que essas aranhas tinham preferência pelas fêmeas, mesmo quando havia mosquitos machos que também se alimentavam de sangue.
A partir do resultado dos experimentos, os pesquisadores concluíram que as aranhas sabem diferenciar sua presa não pelo abdômen, como era o esperado, mas pelas antenas.
“Isso é realmente espantoso. Eu não poderia ver a diferença olhando pela tela”, disse Nelson. (Fonte: Globo Natureza, jun/2012).

Nenhum comentário: