C. CLAIBORNE RAY
do New York Times
Pergunta: Meu filho, que tinha cabelos completamente lisos ao nascer, desenvolveu cabelos muito enrolados na puberdade. Isso ocorre porque os folículos capilares mudam de forma, talvez influenciados por mudanças hormonais?
Resposta: O formato do cabelo é ligado, há tempos, ao formato dos folículos capilares, e existem evidências de que a mudança hormonal pode afetá-los em estágios como a puberdade, gravidez e menopausa.
Quando a quimioterapia para matar células de câncer afeta outras células de rápido crescimento, como aquelas do folículo capilar, o cabelo mostra mudanças na textura e curvatura quando volta a crescer. A genética também afeta a textura do cabelo, assim como doenças metabólicas.
Um estudo de 2007 com cabelos lisos e enrolados, realizado pelo braço de pesquisa do conglomerado de cosméticos L'Oreal e publicado no "The International Journal of Dermatology", descobriu diferenças estruturais na distribuição de uma proteína chamada queratina no duto capilar, atribuindo a ela parte da influência sobre o formato do folículo capilar no bulbo antes da saída do fio.
Em cabelos enrolados, segundo o estudo, mais queratina se acumulava no lado côncavo da curva, enquanto no cabelo liso, as células de queratina estavam distribuídas igualmente. A substância do cabelo, dessa forma, parecia reter uma memória do bulbo reto ou em formato de gancho.
Os pesquisadores da L'Oreal também cultivaram bulbos capilares para observar o crescimento de cabelos no tubo de ensaio, e teorizaram que o tratamento por hormônios poderá, algum dia, ser empregado para alterar a textura dos cabelos.
(Fonte: Journal New York Times, 25/11/2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário