domingo, 11 de abril de 2010

Pesquisador captura morcego de 70 cm em Mato Grosso do Sul

O pesquisador Maurício Silveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, capturou, na fazenda Nhumirim, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal, em Corumbá (MS), um exemplar do morcego-fantasma-grande. Segundo a Embrapa, o morcego é um dos maiores das Américas. Com as asas abertas, o exemplar capturado chega a 70 cm envergadura.

A captura ocorreu no dia 20 de fevereiro e foi divulgada nesta segunda-feira (5). O animal coletado agora faz parte da Coleção de Vertebrados da Embrapa Pantanal, servindo como documentação da distribuição geográfica da espécie.

“Foi o primeiro exemplar capturado em Mato Grosso do Sul e o segundo no Pantanal. O primeiro registro ocorreu em 1955. É uma espécie que ocorre desde o sul do México até o centro da América do Sul, mas não é abundante em nenhum local. Por isso tem um grande valor científico de documentação”, diz ao G1 o pesquisador da Embrapa Walfrido Tomás, coordenador do projeto do qual Silveira faz parte.

Para Maurício Silveira, a presença do morcego na região de Corumbá pode ser um indicativo de boa qualidade ambiental, já que o animal vive, preferencialmente, em ambientes florestais. (Fonte: G1, 11/04/2010)

Nenhum comentário: