sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pesquisa detalha animal recordista em número de patas


Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, produziram um estudo que detalha a biologia do animal que afirmam ser aquele com o maior número de patas no planeta, da espécie lllacme plenipes. Pertencente à classe Diplopoda, o animal é um “parente” da centopeia e é encontrado nos EUA, de acordo com a pesquisa.
A anatomia e os hábitos do animal foram descritos em estudo publicado no periódico “ZooKeys”, nesta quarta-feira (14). As fêmeas da espécie chegam a ter 750 patas, e os machos, 562 patas, segundo os cientistas.
O estudo sugere que o grande número de patas é uma adaptação à vida subterrânea e que pode ser útil para que os animais subam em pedras de arenito, que costumam ser encontradas no seu habitat natural, ao sul de San Francisco, na Califórnia, nos EUA.
Os animais da classe Diplopoda, também conhecidos como milípedes, possuem dois pares de patas por segmento do corpo. O grande número de patas permite que os animais se enterrem mais facilmente, o que é usado para escapar de predadores ou alcançar alimentos, de acordo com os pesquisadores.
A espécie Illacme plenipes é pequena e rara, limitada a alguns locais próximos à cidade de San Juan Bautista, ao sul de San Francisco.
A pesquisa detalha que os animais produzem seda através de pelos corporais e que possuem antenas reforçadas, o que é incomum neste tipo de ser. Elas servem para obter informações do ambiente, já que o milípede é cego.
“Esta espécie rara é a única representante de sua família no hemisfério ocidental. Seu ‘parente’ mais próximo, da espécie Nematozonium filum, vive na África do Sul e estabeleceu relação com esta espécie há 200 milhões de anos atrás”, disse o pesquisador Paul Marek, responsável pelo estudo. (Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário: