A cera também chamada cerume é uma junção de gorduras e óleos que agem como proteção do ouvido. É produzida por glândulas do canal auditivo externo. A cera tem grande importância para o ouvido, pois ela protege a fina camada dos tímpanos contra a água que pode conter detritos ou microorganismos nocivos e também retém poeira e partículas de areia.
Dessa forma, o ouvido não deve ser limpo, pois ao tentar limpa-lo pode acontecer de empurrar a cera para dentro do ouvido ou até mesmo perfurar o tímpano. O ouvido passa por um processo de auto-limpeza, onde a cera seca e se desprende das paredes do ouvido e sai para a parte interna da orelha.
Pode acontecer da cera não se desprender das paredes auditivas e ocasione o acúmulo de cera produzindo a surdez. Esse fato acontece em pessoas que possuem os condutos auditivos estreitos e tortuosos ou quando ocorre alterações na pele do revestimento.
Nesse caso deve-se procurar ajuda médica para que seja feita a retirada do excesso da cera dentro das possíveis formas. O uso de hastes flexíveis para limpar o ouvido vem sendo questionado por profissionais que julgam errado usá-lo. Segundo especialistas, a haste flexível empurra a cera para dentro do ouvido e também transporta microorganismos causadores da otite que é uma infecção do ouvido.
Muitas outras pessoas usam a haste flexível no ouvido pela boa sensação que ele promove. Segundo estudiosos, a sensação que se tem ao “limpar” os ouvidos é semelhante ao orgasmo, pois a região dos ouvidos é rica em nervos que em contato com a haste produz estímulos para o cérebro que traduz para tais sensações.
(Fonte: Cabral, Gabriela
Equipe Brasil Escola - 01/03/2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário