sábado, 2 de janeiro de 2010

Campanha Saco é um Saco estimula uso de sacolas retornáveis pela população




O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou no início da tarde de segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, da campanha Saco é um Saco. Com o objetivo de incentivar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas nas compras de Natal, a ação prevê mobilizações em estações de metrô da capital fluminense e também em Brasília.

Na estação do Largo da Carioca, no centro do Rio, um papai noel distribui com seus ajudante, durante todo o dia, sacolas retornáveis aos passageiros, além de dar dicas de consumo consciente, como o uso de carrinhos de feira ou caixa de papelão como formas alternativas para transportar as compras, prejudicando menos o meio ambiente.

Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que a cada ano mais de 500 bilhões de sacolas plásticas são descartadas em todo o mundo, entupindo bueiros, agravando enchentes e contribuindo para a poluição dos mares, lagos e rios.

No Rio de Janeiro, uma lei estadual sancionada em julho deste ano determina a coleta e a substituição, por estabelecimentos comerciais, das sacolas ou dos sacos plásticos por outros de material reutilizável. O texto prevê que as microempresas têm três anos para cumprir a medida; as empresas de pequeno porte, dois anos; e os médios e grandes estabelecimentos devem se adequar num prazo máximo de um ano.

Estabelecimentos que não tiverem cumprido a norma após o prazo estipulado deverão receber sacolas e sacos plásticos devolvidos pelos consumidores e oferecer descontos ou permutas. (Fonte: Agência Brasil, 22/12/02009)

Nenhum comentário: