sábado, 2 de janeiro de 2010

Cientistas criam bactéria que brilha na presença de minas terrestres

Cerca de 87 países, atualmente, ainda estão cheios de minas terrestres remanescentes da guerra que trazem impactos devastadores. Além das milhares de pessoas que mortas todos os anos, as minas também são uma grande ameaça aos ecossistemas e à vida selvagem. Calcula-se que mais de 1,6 milhões de animais de 39 países morreram em acidentes com minas. A boa notícia é que uma solução inesperada possa estar por vir, cientistas desenvolveram um tipo especial de bactéria que brilha na presença desses explosivos.

O cientistas utilizaram uma nova técnica, que manipula diretamente o DNA das bactérias, é misturada então uma solução incolor, que se torna verde quando pulverizadas em áreas onde minas estão enterradas. O composto pode ser pulverizado também por aviões, em áreas mais restritas ou delicadas, e depois de poucas horas se torna verde, se estiver perto de algum explosivo ainda não detonado.

As minas terrestres são grandes ameças à países com rica biodiversidade. Colombia, Moçambique, Camboja e Angola, são exemplos de países que se enquadram nesse grupo e tem os maiores campos minados do planeta. Enquanto não se conclui o número certo de fatalidades que envolvam animais nesses lugares, os pesquisadores alertam que minas são devastadoras nestes tipos de ambiente.

Espera-se que essa nova solução, que é muito mais barata e prática do que todas as outras encontradas anteriormente, irá prevenir pessoas e animais de sofrer o que ninguém jamais deveria.
(Fonte: Blog Ambiente Brasil, 17/11/2009)

Nenhum comentário: